Arquiteta Cris Paola ensina como incluir e valorizar o espelho na decoração

em

Muito mais que a sensação de amplitude, é importante observar pontos que fazem da colocação da peça um aliado nos ambientes

Foto: Pexels

Espelho, espelho meu! Essa frase proferida pela rainha má do clássico Branca de Neve mostra como o objeto é uma peça essencial e nobre. Mas muito além de refletir a imagem de alguém, o espelho apresenta outras funções importantes em casa. Na decoração, ele favorece os ambientes com a sensação de amplitude e a possibilidade de trazer mais iluminação para o projeto.

Para que o espelho não seja apenas um objeto voltado para a autoestima, a arquiteta Cris Paola, do escritório Studio Cris Paola, explica como, por meio dele, trazer elegância para os cômodos. “É bastante válido observar alguns detalhes para que seu uso não seja exagerado, causando um efeito negativo”, destaca Cris. Acompanhe:

Onde colocar?

Foto: Pexels

Há muito tempo o espelho deixou de ser uma peça escolhida apenas para banheiros, armários e closets. Ele carrega consigo a unanimidade de combinar com todos os estilos de decoração e não apresentar restrições quanto ao tamanho do ambiente para o seu emprego.

Todavia, o espelho consegue ser ainda mais favorável em espaços pequenos, já que o seu planejamento em projeto permite proporcionar a sensação de que o lugar é maior do que ele realmente é. “Nesse sentido, minha sugestão é instalar na parede que esteja no fundo do ambiente, pois assim o espelho refletirá por todo o espaço, causando a amplitude esperada”, indica Cris Paola.

O recurso também é benéfico para a ampliação da iluminação natural. Para tanto, a arquiteta sugere posicioná-lo em pontos com grande incidência de luz solar. “O resultado é uma aparência bastante natural”, explica.

Cuidado com exageros

Foto: Pexels

A peça é muito bem-vinda e passou a ser empregada como elemento de decoração. Mas é necessário seguir com o critério da parcimônia para não exagerar. “Nos projetos que realizo, sempre analiso qual modelo é mais adequado para o ambiente levando em consideração não só o estilo decorativo, como também o tamanho certo. Esses detalhes fazem diferença”, complementa a arquiteta.

Fuja de lugares que o espelho tire a atenção

Nem todo posição é indicada para um espelho, já que pode atrapalhar a concentração e prejudicar as atividades, como assistir um filme no home office. Assim, Cris Paola não recomenda a fixação da peça atrás da TV ou em frente a uma mesa de trabalho. “O espelho deve sempre ser usado a nosso favor”, diz.

Reflexo e cuidados:

O item é perfeito para favorecer a aparência do ambiente, mas é importante pensar muito bem. Perto de luminárias, o espelho emite o reflexo que pode ser um desconforto para quem está em uma sala de estar, por exemplo. 

Visando a segurança do lar e pela possibilidade de tornar-se um material cortante, torna-se fundamental avaliar o cuidado na aplicação e na segurança do espelhos em casas com crianças pequenas. “O projeto ajuda a mitigar os riscos do espelho na decoração”, revela Cris.

Pensando na prolongação da vida útil do espelho, é válido considerar que paredes com umidade podem danificar e ocasionar o aparecimento de manchas. No tocante à limpeza, o uso de produtos adequados, aliados à execução dos procedimentos, é a equação perfeita.

  • Antes de iniciar a arrumação do ambiente é necessário eliminar a poeira presente no espelho;
  • Nunca borrife o produto diretamente: faça-o em um pano antes de realizar a aplicação na peça;
  • Água jamais deve ser jogada diretamente no espelho.

Sobre o Studio Cris Paola

É comandado por Cris Paola, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e com 30 anos de experiência em arquitetura e design de interiores. Criativa, Cris personaliza cada projeto de acordo com as necessidades do cliente e, para isso, mergulha no universo de cada um. O resultado são ambientes harmoniosos, aconchegantes e repletos de estilo.

Com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami, a profissional dispõe de um vasto portfólio que mescla projetos de áreas comerciais como restaurantes, bares, cafeterias, consultórios, clínicas, escritórios, showrooms e representações de multinacionais no Brasil e espaços residenciais – casas e apartamentos urbanos, campo e praia. Está à frente do escritório que leva seu nome, o Studio Cris Paola, no qual coordena da concepção do projeto até a execução da obra e todos os detalhes da decoração de interiores. Sua equipe é formada por profissionais multidisciplinares que atendem com dedicação e criatividade aos anseios e desejos de cada cliente. Oferece ainda a possibilidade de criar móveis exclusivos e desenhados sob medida.

Responsabilidade ambiental, cores usadas com maestria e reaproveitamento de peças existentes no projeto são marcas registradas do escritório. Sempre antenada ao universo do design, moda, arquitetura e decoração, Cris Paola é autora do blog Mil Ideias por Metro Quadrado, onde compartilha ideias, tendências e dicas.


www.studiocrispaola.com.br

Blog – www.milideiaspormetroquadrado.com.br

@studiocrispaola e @milideiaspormetroquadrado
Tel. (11) 3071-2888, São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s